pagar o vale transporte em dinheiro

Os riscos de pagar o vale-transporte em dinheiro

6 Janeiro 2022

Saiba porque é recomendado usar o VT para o deslocamento dos funcionários

Por que você não deve pagar o vale-transporte em dinheiro?

 

O vale-transporte é um benefício garantido por lei ao trabalhador, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para que ele possa se locomover de casa até o local de trabalho. Embora o método mais utilizado de pagamento seja por meio do crédito no cartão de transporte público, algumas empresas ainda utilizam o formato mais antigo e tradicional, pagando o benefício aos colaboradores em dinheiro. Mas, afinal, por que esse método não é seguro?

Como funciona o pagamento do VT?

O benefício previsto em lei garante ao trabalhador o acesso a todos os meios de transporte coletivos públicos, tanto urbanos quanto intermunicipais. Ao conceder o benefício, o empregador desconta na folha de pagamento do funcionário 6% sobre o valor do salário.

As desvantagens do VT em dinheiro

O pagamento do VT em dinheiro possui algumas desvantagens que listamos a seguir:

Ilegalidade:

Segundo o artigo 5º do decreto federal 95.247/198, que trata de algumas restrições no pagamento do vale-transporte, o benefício não pode ser substituído por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, exceto em situações emergenciais. Dessa forma, o pagamento do vale-transporte em dinheiro é considerada uma prática ilegal, o que gera riscos para a empresa.

Aumento da carga tributária:

O valor mensal pago como vale-transporte não deve ser incorporado ao salário, já que isso pode constituir ilegalidade e ainda acaba gerando mais taxas para o empresário, já que dessa forma ele entra na base de cálculo de rendimentos do trabalhador, com incidência nos encargos de FGTS, INSS e IR, por exemplo.

Gestão de gastos:

Com o pagamento sendo realizado em dinheiro, não existe um sistema adequado para realizar o controle dos gastos com o vale-transporte, dificultando a gestão de recursos da empresa e podendo gerar prejuízos financeiros. Além disso, o pagamento em dinheiro gera riscos de processos trabalhistas e uso indevido por parte dos colaboradores.

As vantagens do pagamento com o cartão de benefícios

Diante disso, a melhor forma de pagar o vale-transporte aos colaboradores da empresa é por meio de uma empresa gestora de benefícios como a Sodexo. Oferecer o benefício por meio do VT Pass é uma forma de administrar da melhor forma o vale-transporte dos funcionários da empresa, garantindo uma gestão mais eficiente, economia de recursos, agilidade no fluxo de caixa e praticidade aos colaboradores.

Leia mais:

Vale-transporte: guia do usuário