Filtrar
Sodexo Club

31 de outubro: Halloween e... Dia do Saci!

18/10/19 15:46

Prepare-se para a noite mais assustadora do ano! A escolha é sua, mas nós apostamos no folclore brasileiro para comemorar a data

 

Dia do Saci une folclore brasileiro ao Halloween

Dia 31 de outubro é conhecido mundialmente como a noite de Halloween, uma tradição que fica cada vez mais forte no Brasil, com festas, fantasias e muita diversão. O que nem todo mundo sabe é que 31/10 também é Dia do Saci. A data foi oficialmente em 2003 justamente para agregar o folclore brasileiro à comemoração e manter as lendas vivas para as próximas gerações.

Que tal aproveitar a noite de Halloween para fazer uma festa muito assustadora com os personagens do folclore brasileiro? Além do saci, há outras lendas que podem render ótimas fantasias e brincadeiras. Conheça:

Cuca – Essa lenda ficou muito famosa nos livros de Monteiro Lobato e virou uma vilã de televisão no Sítio do Pica Pau Amarelo. De origem portuguesa, a Cuca assusta, com sua cara de jacaré, crianças desobedientes que não querem dormir.

Lobisomem – outro clássico do nosso folclore, trazido pelos imigrantes europeus. Basicamente é um homem que, por alguma razão, vira um monstro nas noites de lua cheia e só volta ao normal quando o dia amanhece.

Boto – nesta lenda acontece o contrário: é o mamífero dos rios do norte do Brasil que vira gente nas noites de festa junina, para namorar as humanas.

Boitatá – de origem indígena, a cobra de fogo protege a mata e os animais. Há quem diga que quem olha direto pra ela pode perder a visão!

Curupira – outra lenda de origem indígena, esse protetor da natureza prega peças em caçadores ao deixar pegadas com seus pés ao contrário.

Aproveite as promoções do Sodexo Club
para tornar sua festa ainda mais divertida!

Leia mais sobre as lendas brasileiras no portal Escola Educação.
Conheça também o trabalho da Sociedade dos Observadores de Saci no Facebook.