É hora de destacar seu restaurante da concorrência!
29 Novembro 2022
Veja nesse artigo como inovar e trazer melhorias para seu restaurante se diferenciar dos competidores e, assim, aumentar as vendas
Os restaurantes, como qualquer estabelecimento comercial, enfrentam elevada concorrência. No Brasil, a estimativa é de que exista cerca de 1 milhão de negócios que vendem refeições prontas, entre restaurantes, bares e lanchonetes, segundo um estudo do Sebrae. Desse total, 650 mil ainda permanecem na informalidade e, aproximadamente, 93,4% são micro e pequenas empresas.
Ainda que os alimentos sejam bens de consumo de necessidade fundamental, administrar um restaurante é algo complexo, que requer demanda contínua pela qualidade e gestão dos serviços ofertados, bem como domínio sólido sobre o ramo. Conforme dados da Abrasel, aproximadamente 35% dos restaurantes e bares encerram suas atividades em dois anos.
Tendo em vista esses dados, muitos donos de restaurante se perguntam como eles podem inovar e destacar seu restaurante da concorrência. Acompanhe nosso artigo para entender como você pode impulsionar seu negócio e se destacar neste mercado tão competitivo.
Qual é a importância de monitorar a concorrência?
Monitorar a concorrência é uma forma de entender melhor como seus competidores se comportam diante de oportunidades e de crises. Ajuda a identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes e a fazer uma comparação com seus próprios processos internos, de forma a identificar aspectos que precisam de melhorias. Vale a pena analisar os seguintes pontos no monitoramento da concorrência:
- preços: assim, você identifica se os preços de seu estabelecimento estão abaixo ou acima dos valores médios praticados no mercado;
- ações de marketing: analise como os concorrentes divulgam a marca deles e aprimore as estratégias de seu próprio marketing;
- relacionamento com os clientes: identifique as melhores práticas e as deficiências dos competidores em atendimento e outras interações com os consumidores, para aperfeiçoar o relacionamento com seus clientes;
- presença digital: analise a atuação dos concorrentes nas lojas virtuais, blogs, redes sociais, chats e outros canais digitais.
Como inovar e destacar seu restaurante da concorrência?
Mas vamos à questão principal: como inovar e destacar seu restaurante da concorrência? Abaixo, damos algumas dicas que vão ajudar você a se tornar mais competitivo.
Tenha uma boa estratégia de marketing
O marketing é de muita relevância para tornar seu restaurante mais competitivo, principalmente o marketing digital, que pode ser mais econômico e tem amplo alcance.
Sua base é o uso de canais digitais, como sites, blogs, mídias sociais, motores de busca e SEO, e-mails e outros. Alguns conceitos-chave do marketing digital são:
- Persona: perfil do consumidor ideal, representado por meio de um personagem a partir do qual se desenvolvem ações segmentadas, voltadas para o público certo;
- Leads: contatos que demonstram interesse em seus serviços e produtos quando acessam os canais digitais; eles deixam informações de contato que podem ser usados estrategicamente;
- Jornada do consumidor: também chamado de “funil de vendas”, envolve todas as etapas que o consumidor atravessa no processo de compra desde o aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e a decisão de compra em si;
- CRM: sistema que gerencia o relacionamento com o cliente e oferece funções como: registro de informações, cadastro de clientes, preferências e os interações feitas com a empresa;
- Landing page: é a página responsável por capturar leads, destinada exclusivamente à conversão de leads;
- SEO: otimização para mecanismos de busca, que ajudam a ranquear páginas e conteúdos do site;
- CMS: sistema que gerencia conteúdo, permitindo a produção, a edição e a publicação dos conteúdos digitais, dispensando conhecimentos mais técnicos;
- CTA: chamadas que direcionam a ação dos consumidores, de forma que se mantenham no fluxo do funil de vendas e se preparem para o momento da compra;
- Fluxo de nutrição: processo de automação em que uma ação da pessoa que acessa a página serve como gatilho para fluxos de mensagens, especialmente por e-mail, de forma a ajudá-lo a percorrer o funil de vendas;
- Inbound marketing: marketing de atração, cuja proposta é fazer com que o cliente procure a empresa, e não o inverso;
- Marketing de conteúdo: publicação de conteúdo digital (texto, imagem, vídeo) que contém informações interessantes para atrair o público, sendo um dos pilares do inbound marketing;
- Blog: canal exclusivo de comunicação entre a empresa e o público, sem interferências que existem nas redes sociais (é o local onde o marketing de conteúdo pode ser melhor aproveitado).
É importante entender quais conceitos e estratégias são interessantes para o seu negócio. Não é preciso investir em todos os conceitos aqui descritos, e sim ver o que faz sentido para o seu negócio e o que você conseguirá manter. Tenha sempre uma estratégia com objetivos claros e atingíveis.
Pense no propósito da marca
O propósito da marca é o motivo de existência da marca, é a essência do estabelecimento, o que a empresa pretende transmitir à sociedade. Para definir os valores de sua marca, é importante:
- analise as origens de sua empresa, ou seja, o motivo pelo qual o restaurante foi criado e que o movimenta atualmente;
- compreenda o papel da marca na sociedade;
- defina um propósito claro;
- planeje como vai colocar em prática seu propósito;
- mensure os resultados da estratégia.
Trabalhe a partir de seu nicho/categoria
Você deve investir na inovação visando o nicho em que você trabalha. É preciso fazer melhorias que tenham sentido para seu restaurante.
Tenha ciência de que nem tudo que funciona para outras empresas pode dar certo para seu estabelecimento. É muito mais sábio estudar casos de sucesso específicos de seu nicho e avaliar se convém testar as mesmas estratégias em seu restaurante para solucionar ou reduzir problemas.
Foque os pontos fortes do cardápio
Como inovar e destacar meu restaurante da concorrência se o principal ponto de atenção é o serviço prestado, daí a importância de considerar os pratos servidos e o cardápio. Avalie os pontos fortes dele e procure elaborar um cardápio que realmente combine com seu restaurante. Fique atento aos pontos abaixo:
- planeje bem a criação do design;
- capriche nas imagens;
- descreva os itens;
- precifique com cuidado;
- divida o cardápio em seções;
- aposte no cardápio digital, que pode ser usado em conjunto com o menu físico.
Invista também em pratos atraentes do ponto de vista visual, que ajudem a despertar o interesse do consumidor, estimulando o apetite.
Crie soluções de fidelização
O que fazer para fidelizar clientes e não os perder para a concorrência? Vamos sugerir algumas dicas interessantes. Mesmo que o consumidor não compre somente em seu restaurante, é importante que ele nunca deixe de comprar com você.
- ofereça serviços de alta qualidade;
- prepare um ambiente aconchegante;
- engaje a base de clientes;
- atue nas redes sociais com frequência;
- compartilhe o Wi-Fi do restaurante com os clientes;
- mostre que seu negócio tem responsabilidade social;
- dê mais autonomia aos clientes com tecnologias que facilitem os pedidos, como um cardápio digital, por exemplo.
Personalize o ambiente
Deixe o restaurante personalizado, ou seja, “com a sua cara”. Nesse sentido, se você vende comida nordestina, por exemplo, deve colocar elementos que remetam a esse tema. Veja algumas dicas:
- defina o tema (avalie o nicho em que atua);
- deixe o ambiente bem iluminado;
- invista em comunicação visual (pintura das paredes, quadros, imagens nos cardápios e no ambiente digital de divulgação, uniforme dos funcionários, toalhas das mesas);
- invista em móveis bonitos e confortáveis;
- ofereça atendimento de boa qualidade, diferenciado, que atenda de forma personalizada cada cliente.
Enfim, ressaltamos novamente a necessidade de monitorar a concorrência, aprendendo com suas falhas e qualidades, mas sem cair na pura imitação — é importante que o restaurante tenha sua própria personalidade.
Para ler mais conteúdos que ajudem a impulsionar e destacar seu negócio da concorrência, acompanhe nosso blog.