destacar restaurante da concorrência

É hora de destacar seu restaurante da concorrência!

29 Novembro 2022

Veja nesse artigo como inovar e trazer melhorias para seu restaurante se diferenciar dos competidores e, assim, aumentar as vendas

Os restaurantes, como qualquer estabelecimento comercial, enfrentam elevada concorrência. No Brasil, a estimativa é de que exista cerca de 1 milhão de negócios que vendem refeições prontas, entre restaurantes, bares e lanchonetes, segundo um estudo do Sebrae. Desse total, 650 mil ainda permanecem na informalidade e, aproximadamente, 93,4% são micro e pequenas empresas.

Ainda que os alimentos sejam bens de consumo de necessidade fundamental, administrar um restaurante é algo complexo, que requer demanda contínua pela qualidade e gestão dos serviços ofertados, bem como domínio sólido sobre o ramo. Conforme dados da Abrasel, aproximadamente 35% dos restaurantes e bares encerram suas atividades em dois anos.

Tendo em vista esses dados, muitos donos de restaurante se perguntam como eles podem inovar e destacar seu restaurante da concorrência. Acompanhe nosso artigo para entender como você pode impulsionar seu negócio e se destacar neste mercado tão competitivo.

Qual é a importância de monitorar a concorrência?

Monitorar a concorrência é uma forma de entender melhor como seus competidores se comportam diante de oportunidades e de crises. Ajuda a identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes e a fazer uma comparação com seus próprios processos internos, de forma a identificar aspectos que precisam de melhorias. Vale a pena analisar os seguintes pontos no monitoramento da concorrência:

  • preços: assim, você identifica se os preços de seu estabelecimento estão abaixo ou acima dos valores médios praticados no mercado;
  • ações de marketing: analise como os concorrentes divulgam a marca deles e aprimore as estratégias de seu próprio marketing;
  • relacionamento com os clientes: identifique as melhores práticas e as deficiências dos competidores em atendimento e outras interações com os consumidores, para aperfeiçoar o relacionamento com seus clientes;
  • presença digital: analise a atuação dos concorrentes nas lojas virtuais, blogs, redes sociais, chats e outros canais digitais.

Como inovar e destacar seu restaurante da concorrência?

Mas vamos à questão principal: como inovar e destacar seu restaurante da concorrência? Abaixo, damos algumas dicas que vão ajudar você a se tornar mais competitivo.

Tenha uma boa estratégia de marketing

O marketing é de muita relevância para tornar seu restaurante mais competitivo, principalmente o marketing digital, que pode ser mais econômico e tem amplo alcance.

Sua base é o uso de canais digitais, como sites, blogs, mídias sociais, motores de busca e SEO, e-mails e outros. Alguns conceitos-chave do marketing digital são:

  • Persona: perfil do consumidor ideal, representado por meio de um personagem a partir do qual se desenvolvem ações segmentadas, voltadas para o público certo;
  • Leads: contatos que demonstram interesse em seus serviços e produtos quando acessam os canais digitais; eles deixam informações de contato que podem ser usados estrategicamente;
  • Jornada do consumidor: também chamado de “funil de vendas”, envolve todas as etapas que o consumidor atravessa no processo de compra desde o aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e a decisão de compra em si;
  • CRM: sistema que gerencia o relacionamento com o cliente e oferece funções como: registro de informações, cadastro de clientes, preferências e os interações feitas com a empresa;
  • Landing page: é a página responsável por capturar leads, destinada exclusivamente à conversão de leads;
  • SEO: otimização para mecanismos de busca, que ajudam a ranquear páginas e conteúdos do site;
  • CMS: sistema que gerencia conteúdo, permitindo a produção, a edição e a publicação dos conteúdos digitais, dispensando conhecimentos mais técnicos;
  • CTA: chamadas que direcionam a ação dos consumidores, de forma que se mantenham no fluxo do funil de vendas e se preparem para o momento da compra;
  • Fluxo de nutrição: processo de automação em que uma ação da pessoa que acessa a página serve como gatilho para fluxos de mensagens, especialmente por e-mail, de forma a ajudá-lo a percorrer o funil de vendas;
  • Inbound marketing: marketing de atração, cuja proposta é fazer com que o cliente procure a empresa, e não o inverso;
  • Marketing de conteúdo: publicação de conteúdo digital (texto, imagem, vídeo) que contém informações interessantes para atrair o público, sendo um dos pilares do inbound marketing;
  • Blog: canal exclusivo de comunicação entre a empresa e o público, sem interferências que existem nas redes sociais (é o local onde o marketing de conteúdo pode ser melhor aproveitado).

É importante entender quais conceitos e estratégias são interessantes para o seu negócio. Não é preciso investir em todos os conceitos aqui descritos, e sim ver o que faz sentido para o seu negócio e o que você conseguirá manter. Tenha sempre uma estratégia com objetivos claros e atingíveis. 

Pense no propósito da marca

O propósito da marca é o motivo de existência da marca, é a essência do estabelecimento, o que a empresa pretende transmitir à sociedade. Para definir os valores de sua marca, é importante:

  • analise as origens de sua empresa, ou seja, o motivo pelo qual o restaurante foi criado e que o movimenta atualmente;
  • compreenda o papel da marca na sociedade;
  • defina um propósito claro;
  • planeje como vai colocar em prática seu propósito;
  • mensure os resultados da estratégia.

Trabalhe a partir de seu nicho/categoria

Você deve investir na inovação visando o nicho em que você trabalha. É preciso fazer melhorias que tenham sentido para seu restaurante.

Tenha ciência de que nem tudo que funciona para outras empresas pode dar certo para seu estabelecimento. É muito mais sábio estudar casos de sucesso específicos de seu nicho e avaliar se convém testar as mesmas estratégias em seu restaurante para solucionar ou reduzir problemas.

Foque os pontos fortes do cardápio

Como inovar e destacar meu restaurante da concorrência se o principal ponto de atenção é o serviço prestado, daí a importância de considerar os pratos servidos e o cardápio. Avalie os pontos fortes dele e procure elaborar um cardápio que realmente combine com seu restaurante. Fique atento aos pontos abaixo:

  • planeje bem a criação do design;
  • capriche nas imagens;
  • descreva os itens;
  • precifique com cuidado;
  • divida o cardápio em seções;
  • aposte no cardápio digital, que pode ser usado em conjunto com o menu físico.

Invista também em pratos atraentes do ponto de vista visual, que ajudem a despertar o interesse do consumidor, estimulando o apetite.

Crie soluções de fidelização

O que fazer para fidelizar clientes e não os perder para a concorrência? Vamos sugerir algumas dicas interessantes. Mesmo que o consumidor não compre somente em seu restaurante, é importante que ele nunca deixe de comprar com você.

  • ofereça serviços de alta qualidade;
  • prepare um ambiente aconchegante;
  • engaje a base de clientes;
  • atue nas redes sociais com frequência;
  • compartilhe o Wi-Fi do restaurante com os clientes;
  • mostre que seu negócio tem responsabilidade social;
  • dê mais autonomia aos clientes com tecnologias que facilitem os pedidos, como um cardápio digital, por exemplo.

Personalize o ambiente

Deixe o restaurante personalizado, ou seja, “com a sua cara”. Nesse sentido, se você vende comida nordestina, por exemplo, deve colocar elementos que remetam a esse tema. Veja algumas dicas:

  • defina o tema (avalie o nicho em que atua);
  • deixe o ambiente bem iluminado;
  • invista em comunicação visual (pintura das paredes, quadros, imagens nos cardápios e no ambiente digital de divulgação, uniforme dos funcionários, toalhas das mesas);
  • invista em móveis bonitos e confortáveis;
  • ofereça atendimento de boa qualidade, diferenciado, que atenda de forma personalizada cada cliente.

Enfim, ressaltamos novamente a necessidade de monitorar a concorrência, aprendendo com suas falhas e qualidades, mas sem cair na pura imitação — é importante que o restaurante tenha sua própria personalidade.

Para ler mais conteúdos que ajudem a impulsionar e destacar seu negócio da concorrência, acompanhe nosso blog.